Artigos
01.01.20
(Hipócrates)

"A VIDA É BREVE, A ARTE É LONGA, A OCASIÃO FUGIDIA, A EXPERIÊNCIA ENGANOSA E O JULGAMENTO DIFÍCIL."

Ou: “A vida é breve, a arte é longa, a oportunidade passageira, a experiência enganosa, e o julgamento difícil.” (Hipócrates) Ou ainda: “Vita brevis, ars longa”.

De acordo com o aforismo do Dr. Charles Mayo, fundador da Mayo Clinic, em Rochester, EUA: “Quando você começar a estudar medicina, você nunca acabará...”

“A ocasião é fugidia” ou “a oportunidade é passageira”. Por analogia à Perícia Médica, poderíamos dizer que não deve haver a perda de uma chance de realizar uma perícia bem feita. Tal chance poderá jamais vir a ser recuperada.

“A experiência é enganosa” e nem tudo é sempre o que parece ser.

“O julgamento é difícil”. E não somente o julgar. Analisar, discutir, concluir e responder nem sempre é tarefa das mais simples...

A Assistência Técnica Judicial em Medicina, por Médico Especialista em Perícias Médicas e também na Especialidade que versa a lide, é fundamental tanto nos processos judiciais como nos extrajudiciais. É etapa indispensável nas ações do Direito Médico, ou Direito Médico-Hospitalar, em ações cíveis, criminais, securitárias, em processos administrativos (Sindicância e Processo Ético-Profissional) nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) ou no Conselho Federal de Medicina (CFM).

O trabalho do Médico Assistente Técnico Especialista é bastante semelhante ao trabalho do Médico Perito. É um serviço essencial às partes de um litígio. Enquanto o Médico Perito emite um Laudo Médico Pericial, o Médico Assistente Técnico emite um Parecer Técnico em Medicina ou Parecer Médico Legal, que pode tanto concordar com o Laudo Médico Pericial, reforçando o seu conteúdo, como discordar do mesmo, em sua totalidade ou apenas em parte.

As comodidades das ferramentas da internet permitem a atuação para parceiros e clientes em todo o território nacional.

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS

Comente essa publicação

FALE CONOSCO